(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MANILA

Filipinas e EUA realizarão manobras militares conjuntas


11/04/2021 11:24

As forças armadas filipinas realizarão manobras conjuntas com centenas de soldados americanos nas próximas duas semanas, disse neste domingo (11) seu chefe militar, em meio às crescentes tensões com Pequim no mar da China Meridional.

As manobras anuais correspondentes a 2020 foram canceladas devido à pandemia de coronavírus e as de 2021 serão de menor envergadura também devido à crise sanitária, disse à AFP o chefe militar filipino, o tenente geral Cirilito Sobejana.

Participarão cerca de 700 soldados americanos e até 1.300 membros do exército filipino, aproximadamente um quarto da assistência habitual, disse Sobejana.

"É um exercício de baixo perfil, só para manter a aliança - o contato - entre as duas forças armadas", acrescentou.

O anúncio ocorre horas depois de uma conversa telefônica entre o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, e seu homólogo filipino, Delfín Lorenzana, que na semana passada deu positivo para o coronavírus.

Ambos falaram "da situação no mar da China Meridional e da recente concentração de navios da República Popular da China no recife de Whitsun", segundo o Pentágono.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)