(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ST. JOHN'S

Milhares de evacuados após erupção de vulcão da ilha caribenha San Vicente


09/04/2021 14:54

Um vulcão que estava inativo por quatro décadas entrou em erupção nesta sexta-feira (9) em San Vicente, escurecendo os céus da parte norte desta ilha caribenha e obrigando milhares de seus habitantes a se retirarem para conseguirem se salvar.

A explosão de La Soufriere, o pico mais alto de San Vicente e das Granadinas, lançou cinzas quentes e fumaça a 6.000 metros de altura, informou a agência local de gestão de emergências.

Um vídeo publicado no site news784.com mostrava uma nuvem de fumaça que se expandia em forma de círculo enquanto subia. Não há informações sobre mortos e feridos.

"Por favor, abandonem a área vermelha imediatamente. La Soufriere entrou em erupção. Há registros de queda de cinzas até o aeroporto internacional de Argyle", disse a Organização Nacional de Gestão de Emergências.

O aeroporto e o vulcão estão em extremos opostos da ilha, de cerca de 29 km de comprimento.

La Soufriere, de mais de 1.200 m de altura, não entrava em erupção desde 1979 e sua maior explosão ocorreu há mais de um século, matando mais de 1.000 pessoas em 1902. Estava há meses ameaçando explodir.

O primeiro-ministro Ralph Gonsalves começou a emitir ordens de evacuação de última hora na quinta-feira para os moradores das chamadas áreas vermelhas, onde vivem cerca de 16.000 pessoas na maior ilha do arquipélago. A população total da cadeia de ilhas é de aproximadamente 100.000 pessoas.

"É fortemente recomendado às pessoas que vivem nas 'áreas vermelhas' que peguem seus pertences, protejam suas casas e animais e estejam preparadas para serem retiradas de lá imediatamente", anunciou a polícia em um comunicado após a erupção.

A Royal Caribbean International e a Celebrity Cruises disseram em um comunicado de imprensa que estavam enviando dois navios para ajudar nas tarefas de evacuação.

- Sem volta para casa -

Gonsalves disse que outros dois navios da empresa de cruzeiros Carnival também estão a caminho.

Os moradores evacuados serão levados para abrigos em outros lugares da cadeia de ilhas ou para outros territórios do Caribe que ofereceram assistência, como Barbados e Santa Luzia, segundo a mídia local.

Philmore Mullin, diretor do Escritório Nacional de Serviços de Desastres de Antiga e Barbuda, disse à AFP que a nação das ilhas gêmeas estava pronta para receber os moradores de San Vicente.

Mullin afirmou que entre 12.000 e 15.000 pessoas já foram retiradas das áreas vermelhas.

"Sei com certeza que vão ficar muito assustados. A pergunta é: o que vai acontecer depois que saírem de lá? Os vulcões não te dizem o que estão pensando", comentou Mullin.

"Se a erupção continuar por muito tempo, a vida deles vai mudar. E, dependendo do tipo de erupção, é possível que não possam voltar para casa durante anos", acrescentou.

A Real Força Policial de San Vicente e das Granadinas (RSVGPF) disse em um comunicado, citado pelo portal de notícias local Searchlight, que ordenou todos os oficiais a se apresentarem para trabalhar imediatamente.

"Todos os membros da (RSVGPF) e suas forças auxiliares que se encontram atualmente de férias foram informados que todas as licenças foram canceladas com efeito imediato", dizia o comunicado.

As sirenes soaram em um lado da ilha enquanto o tráfego se engarrafava do outro devido à pressa dos habitantes para escapar, informou Searchlight.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)