(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BRUXELAS

UE negociará compra de 1,8 bi de vacinas anticovid contra futuras cepas


09/04/2021 13:22 - atualizado 09/04/2021 13:25

A União Europeia (UE) está se preparando para iniciar negociações para a compra de 1,8 bilhão de doses de vacinas de segunda geração contra a covid-19 para poder enfrentar futuras variantes do coronavírus - disse uma fonte da Comissão Europeia à AFP.

As doses adicionais, que segundo a Comissão seriam de "um único fornecedor", seriam entregues a partir de 2021 e nos dois anos seguintes, somando-se às 2,6 bilhões de doses já garantidas para este ano e o próximo.

Trata-se do plano de preparação da Comissão Europeia para administrar "as próximas etapas" da pandemia, disse a fonte, familiarizada com a abordagem da chefe da Comissão, Ursula von der Leyen.

A fonte não mencionou a qual "único fornecedor" se referia, embora não tenha feito objeções ao ser questionada se se tratava do imunizante da Este laboratório já concordou em antecipar as entregas para a UE de sua vacina de primeira geração.

"Queremos um grande volume" de doses e "queremos um contrato firme de 900 milhões de doses e opção de mais 900 milhões", acrescentou.

Com essas doses de segunda geração, a UE enfrentaria preocupações crescentes em todo mundo de que as vacinas atuais podem ver seus efeitos atenuados por algumas variantes. Este já parece ser o caso das cepas detectadas pela primeira vez na África do Sul e no Brasil.

A vacina da próxima geração que a Comissão pretende comprar "tem de cobrir todas as variantes que possam surgir" e "com uma produção dentro da Europa e uma prioridade para a Europa", explicou a fonte.

"Dadas as variantes que estão por vir, devemos nos preparar para oferecer às pessoas novas doses de vacinas, provavelmente este ano e nos próximos dois anos", disse a fonte europeia.

A ordem de compra também visa antecipar a vacinação em massa de crianças e adolescentes em toda a UE.

No novo contrato, "será necessário que as doses entregues possam cobrir todas as novas variantes que possam chegar: em vez de acumular estoques da mesma vacina, será necessário que a produção se adapte", acrescentou.

A UE pretende encomendar vacinas baseadas na tecnologia de RNA mensageiro, com o critério adicional de serem produzidas na Europa.

Esses requisitos favorecem a vacina da

A UE autorizou duas vacinas com estas características: a da e a da Moderna, embora a capacidade de produção desta seja significativamente inferior à da primeira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)