(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ERUPÇÃO

Imagens: principal vulcão da ilha San Vicente, no Caribe, entre em erupção

Vulcão de San Vicente não entrava em erupção há 40 anos


09/04/2021 11:49 - atualizado 09/04/2021 12:50

(foto: AFP / Johan ORDONEZ)
(foto: AFP / Johan ORDONEZ)
O principal vulcão de San Vicente entrou em erupção nesta sexta-feira (9/4), depois de 40 anos, fazendo temer danos significativos nesta pequena ilha caribenha de cerca de 100 mil habitantes - informou um centro sismológico.

"Às 8h41 desta manhã (9h41 em Brasília), começou uma erupção explosiva começou no vulcão La Soufrière, em San Vicente. Esta é a culminação da atividade sísmica que começou em 8 de abril. A erupção continua", tuitou o Centro de Pesquisa Seismic, da Universidade das Índias Ocidentais em Trinidad e Tobago.
Ver galeria . 10 Fotos Principal vulcão da ilha San Vicente, no Caribe, entre em erupçãoAFP / Johan ORDONEZ
Principal vulcão da ilha San Vicente, no Caribe, entre em erupção (foto: AFP / Johan ORDONEZ )

A ameaça de uma erupção vulcânica iminente de La Soufrière - que não deve ser confundido com La Grande Soufrière, de Guadalupe - gerou o anúncio na quinta-feira (8/4) de uma ordem de evacuação de emergência para milhares de habitantes. Destes, cerca de 16 mil vivem nas zonas "vermelhas" mais expostas.

Navios de cruzeiro foram desviados para a área para recolher os deslocados.

A ilha se encontra em alerta vermelho, anunciou o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, na noite de ontem, após um aumento na atividade vulcânica na cratera do pico mais alto da ilha, situado ao norte.

O vulcão La Soufrière não entrava em atividade desde 1979. Sua maior erupção ocorreu em 1902, deixando mais de mil mortos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)