(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MADRI

Endesa é processada na Espanha por morte de centenas de aves eletrocutadas


07/04/2021 20:21

O Ministério Público de Barcelona apresentou uma queixa contra a gigante do setor energético espanhola Endesa pela morte de centenas de aves eletrocutadas em suas linhas de alta tensão, segundo um documento judicial ao qual a AFP teve acesso nesta quarta-feira.

A Justiça observou crimes contra o meio ambiente e a fauna todas as vezes que a empresa não isolou adequadamente seus cabos elétricos e torres, criando "uma armadilha fatal para as aves". Os animais são eletrocutados quando encostam em dois cabos de uma vez ou quando posam sobre uma torre e encostam em um cabo.

Os promotores afirmam na denúncia que 255 aves morreram na região de Osona, norte da província de Barcelona, entre 2018 e 2020. Uma fonte da Endesa, subsidiária da gigante italiana Enel, afirmou à AFP que a empresa agiu "em total conformidade com a lei".

Segundo especialistas, a eletrocussão em linhas de transmissão de energia representa uma grave ameaça às aves, principalmente a espécies em risco de extinção. Em 2018, 72 cegonhas-brancas morreram em um intervalo de três dias quando um bando de 700 aves fez uma parada na região durante sua migração para o sul, um incidente que envolveu 34 torres da Endesa que não haviam recebido o isolamento devido, aponta o documento.

Segundo um estudo publicado em 2010 pela Universidade de Barcelona, as torres mais perigosas são as localizadas em habitats onde há poucos sítios naturais para as aves pousarem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)