(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BRUXELAS

Grande polêmica em Bruxelas pelo 'SofáGate' em visita à Turquia


07/04/2021 11:19

A União Europeia (UE) foi abalada nesta quarta-feira (7) por uma nova polêmica chamada de "SofáGate" após o desrespeito à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante o encontro do dia anterior com o presidente turco em Ancara.

Nas imagens de vídeo vê-se Erdogan recebendo Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, e Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, o poder Executivo da UE.

Enquanto Erdogan e Michel ocuparam suas cadeiras em frente às respectivas bandeiras, Von der Leyen permaneceu de pé sem saber onde se sentar, até ser colocada em um sofá, situado em frente ao chanceler turco.

Nas mesmas imagens, é possível escutar claramente que Von der Leyen se limitou a destacar a situação inusitada com seu simples pigarro, enquanto Erdogan e Michel ocupavam as cadeiras principais.

As imagens provocaram uma polêmica imediata em Bruxelas, embora a Comissão Europeia tenha declarado que Von der Leyen preferiu "priorizar o conteúdo" da visita do que a violação do protocolo.

Um porta-voz da Comissão Europeia, Eric Mamer, disse que Von der Leyen "deveria ter sentado exatamente da mesma forma que o presidente do Conselho Europeu e o presidente turco".

A decisão de priorizar o conteúdo da audiência com Erdogan, disse Mamer, "não quer dizer que [Von der Leyen] não tenha atribuído importância ao episódio".

Portanto, Von der Leyen instruiu sua equipe a iniciar "contatos adequados para garantir que um incidente como este não ocorra no futuro", completou.

O confuso episódio já está sendo chamado de "SofáGate" e provocou reações indignadas em Bruxelas, onde foi interpretado como uma afronta a uma funcionária da UE e também única mulher da reunião.

- Além do protocolo -

Na coletiva de imprensa diária, Mamer foi questionado nesta quarta-feira com insistência se a própria estrutura da União Europeia coloca Michel hierarquicamente acima de Von der Leyen.

Mamer insistiu que os dois funcionários têm a mesma classificação de protocolo.

Além da polêmica sobre a classificação de protocolo de cada um, o episódio abriu a porta para questionamentos sobre o sexismo na UE e até na relação entre Bruxelas e Ancara.

Na semana passada, pouco antes desta visita, Von der Leyen criticou a Turquia por sua saída da convenção global de prevenção da violência contra mulheres e crianças.

"Primeiro, se retiraram da Convenção de Istambul e agora deixam a presidente da Comissão Europeia sem assento em uma visita oficial. Vergonhoso", escreveu nesta quarta-feira a deputada espanhola Iratxe García Pérez, líder da bancada social-democrata no Parlamento Europeu.

Já o eurodeputado alemão Sergey Lagodinsky escreveu que a única reação de Von der Leyen "é o novo termo para 'não é assim que a relação UE-Turquia deveria ser'".

Enquanto isso, a eurodeputada Sophie in 't Veld se perguntou por que Michel permaneceu "em silêncio", quando sua colega Von der Leyen ficou sem uma cadeira.

A visita de Michel e Von der Leyen a Ancara teve como objetivo abrir uma porta para uma melhoria nas relações entre a UE e a Turquia, que foram violentamente abaladas por várias crises em 2020.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)