(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BRUXELAS

Grandes potências e Irã conversarão sobre questão nuclear na sexta-feira


01/04/2021 14:54 - atualizado 01/04/2021 14:55

A União Europeia (UE) organizará na sexta-feira (2) uma reunião da Comissão Mista de Grandes Potências e Irã para abordar "a perspectiva de um eventual retorno dos Estados Unidos" às negociações, anunciou o chefe da diplomacia europeia Josep Borrell nesta quinta-feira (1º).

A deliberação, presidida por um representante da UE, reunirá China, França, Alemanha, Rússia, Reino Unido e Irã, segundo o texto.

"Os participantes discutirão a perspectiva de um possível retorno dos Estados Unidos ao JCPOA (Plano de Ação Integral Conjuunto alcançado em Viena em 2015) e sobre a forma de garantir a aplicação completa e eficaz do acordo por todas as partes", afirmou.

O JCPOA foi assinado após anos de negociações trabalhosas lideradas pelos Estados Unidos. O ex-presidente Donald Trump o abandonou em 2018, após classificá-lo como um acordo ruim e excessivamente benéfico para Teerã.

Seu sucessor na Casa Branca Joe Biden prometeu retornar ao acordo, mas com a condição de que Teerã também volte a respeitar as cláusulas do pacto que tem violado progressivamente, principalmente depois que os Estados Unidos impuseram novamente as duras sanções.

Essas sanções prejudicam a economia iraniana. Em resposta, Teerã começou a produzir urânio metálico para abastecer seu reator de pesquisa, excedendo os limites acordados em Viena em 2015.

Há vários meses, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) expressa sua preocupação com a possível presença de material nuclear em vários lugares não declarados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)