(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Governo de Biden considera a Cisjordânia como "ocupada" por Israel


31/03/2021 18:15

O governo de Joe Biden considera a Cisjordânia um território "ocupado" por Israel, informou o Departamento de Estado, nesta quarta-feira (31), após divulgar um relatório no dia anterior que parecia querer evitar esses termos.

"É um fato histórico que Israel ocupou a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e as Colinas de Golan depois da guerra de 1967", disse o porta-voz da diplomacia dos Estados Unidos, Ned Price, a repórteres.

Além disso, garantiu que o relatório anual sobre direitos humanos publicado na véspera por Washington "usa bem o termo" ocupação "no contexto do atual estado da Cisjordânia".

"Esta é a velha posição de governos anteriores", tanto democratas quanto republicanos, "por várias décadas", insistiu.

Nesse relatório, o Departamento de Estado intitulou de "Israel, Cisjordânia e Gaza" a seção que até o início do mandato do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump era rotulada como "Israel e os Territórios Ocupados".

A administração do democrata Joe Biden, portanto, parecia querer abster-se de falar explicitamente da Cisjordânia como um território "ocupado", em linha com a diplomacia de estado pró-hebraica do governo republicano anterior.

No entanto, apesar de evitar reverter para a designação de "territórios ocupados", o Departamento inseriu um parágrafo explicando que as palavras usadas "não refletem uma posição sobre nenhuma das questões relacionadas à situação final que deve ser negociada pelas partes em conflito, em particular as fronteiras específicas da soberania israelense em Jerusalém, ou as fronteiras entre Israel e um futuro estado palestino".

"Esta seção do relatório cobre Israel, bem como as Colinas de Golã e os territórios de Jerusalém Oriental que Israel ocupou durante a guerra de junho de 1967", dizem seus autores.

Além disso, indicam que "os Estados Unidos reconheceram Jerusalém como a capital de Israel em 2017 e sua soberania sobre as Colinas de Golã em 2019", sem recuar nessas decisões.

Price afirmou nesta quarta-feira que isso não reflete uma mudança de postura por parte do governo Biden, que, ao contrário de Trump, defende claramente uma solução de dois Estados, Israel e Palestina.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)