(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SAN FRANCISCO

Começa contagem dos votos sobre criação do primeiro sindicato da Amazon nos EUA


30/03/2021 21:04

A contagem dos votos emitidos por trabalhadores de uma instalação da Amazon no Alabama começou nesta terça-feira (30) e dependerá de seu resultado a criação do primeiro sindicato dessa empresa nos Estados Unidos.

A apuração deve levar vários dias devido a possíveis impugnações e a Amazon alertou que tentará evitar a formação de sindicatos em suas operações.

"Pedimos a todos os nossos funcionários que votem e tenham suas vozes ouvidas nos próximos dias", disse à AFP uma porta-voz da gigante do comércio on-line.

"Nossos funcionários conhecem a realidade: salários iniciais de 15 dólares por hora ou mais, seguro saúde desde o primeiro dia e um local de trabalho seguro e inclusivo", acrescentou.

A apuração dos votos, que começaram a ser enviados pelo correio em 8 de fevereiro, acontecerá a portas fechadas e sob supervisão da agência de relações trabalhistas americana.

Os votos podem ser contestados por uma ampla variedade de motivos, como assinaturas no lugar errado ou a descrição errada da função na empresa.

Se aprovado pela maioria, o sindicato representaria os 5.800 funcionários da unidade de triagem e embalagem de Bessemer, Alabama.

Se for formado, o sindicato pode abrir caminho para a criação de outros nas demais instalações da Amazon e também em outras empresas.

Líderes sindicais e políticos alegam que os funcionários da Amazon trabalham sob pressão constante, proteção trabalhista mínima e enfatizam que precisam negociar coletivamente.

A Amazon, que com 800 mil trabalhadores é a segunda maior empregadora dos Estados Unidos, afirma que seus funcionários não precisam de sindicato e que já lhes paga mais do que muitas outras empresas.

AMAZON.COM


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)