(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

EUA determina saída de diplomatas não essenciais de Mianmar


30/03/2021 20:22 - atualizado 30/03/2021 20:26

Os Estados Unidos decretaram nesta terça-feira (30) a saída de seus diplomatas não essenciais de Mianmar, devido à repressão que se seguiu ao golpe de Estado que depôs, em fevereiro, o governo de Aung San Suu Kyi.

"O Departamento (de Estado) atualizou o estatuto e determinou a saída", informou em nota a diplomacia americana que, após o golpe de 1º de fevereiro, permitiu a saída voluntária do país de pessoal não indispensável a partir de 14 de fevereiro.

Um porta-voz do Departamento justificou essa decisão declarando que "a segurança dos agentes do governo, das pessoas sob sua responsabilidade e dos cidadãos americanos é a maior prioridade".

"A embaixada dos Estados Unidos em Mianmar permanecerá aberta ao público e continuará a oferecer serviços consulares limitados", disse o funcionário.

Desde o golpe, os militares que assumiram o poder lançaram uma repressão aos protestos que, segundo uma organização de ajuda aos presos políticos, deixaram cerca de 521 civis mortos.

Nesta terça-feira, o chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, denunciou a situação em Mianmar durante a apresentação do relatório anual de seu departamento sobre os direitos humanos no mundo.

Blinken observou que manifestantes pacíficos foram mortos, espancados e presos no país.

Nos últimos dias, os Estados Unidos e o Reino Unido anunciaram uma nova rodada de sanções contra a junta militar que está no poder no país asiático.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)