Jornal Estado de Minas

WASHINGTON

Biden promete responder se Coreia do Norte decidir uma escalada

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que os Estados Unidos darão uma "resposta consistente" se a Coreia do Norte decidir uma escalada em seus testes de mísseis.



"Estamos consultando nossos sócios e aliados", disse o presidente na primeira coletiva de imprensa de seu mandato. "Haverá resposta se optarem por uma escalada".

Será uma "resposta consistente", acrescentou Biden, que disse estar "preparado para algum tipo de diplomacia" com Pyongyang, mas "que precisa estar condicionada à desnuclearização como resultado".

A Coreia do Norte disparou nesta quinta-feira dois supostos mísseis balísticos no mar, em sua primeira provocação substancial ao novo governo americano de Joe Biden.

Pyongyang tem proibido o desenvolvimento de mísseis balísticos em virtude das resoluções do Conselho de Segurança da ONU, e está submetido a múltiplas sanções internacionais por seus programas de armas.

Biden disse que a Coreia do Norte havia violado as resoluções da ONU ao testar "estes mísseis em particular".

O presidente, que assumiu o cargo em 20 de janeiro, também respondeu "sim" quando perguntando se a Coreia do Norte é o principal tema de política exterior que enfrenta.

audima