(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BENGASI

Governo paralelo do leste da Líbia cede oficialmente o poder


23/03/2021 16:28 - atualizado 23/03/2021 16:31

O governo paralelo do leste da Líbia, não reconhecido pela comunidade internacional, cedeu oficialmente o poder nesta terça-feira (23) ao novo Executivo unificado de Abdelhamid Dbeibah, em uma cerimônia em Benghazi.

Essa transferência aconteceu na sede do governo paralelo dirigido até agora por Abdellah al-Theni.

O novo governo unificado estava representado por Husein Atiya al-Gotrani, um dos dois vice-primeiros-ministros de Dbeibah, junto a alguns outros ministros, entre eles o do Interior, Jaled Mazen, que chegaram de Trípoli, constatou um jornalista da AFP.

"A fase de divisões acabou (...), o governo de união nacional está a serviço de todos os cidadãos, qualquer que seja sua região", declarou Gotrani em um breve discurso transmitido pela imprensa local.

A Líbia está tentando sair de uma década de conflito, desde a queda do governo de Muamar Kadhafi, com um enorme caos marcado pela existência nos últimos anos de poderes rivais, em Tripolitania (oeste) e Cirenaica (leste).

O novo poder Executivo, que deve permitir eliminar as divisões internas, surgiu de um processo apadrinhado pela ONU, iniciado em fevereiro em Genebra, antes de um voto de confiança "histórico" por parte do Parlamento no início deste mês.

Este governo deve liderar e administrar a transição até as eleições nacionais, previstas para 24 de dezembro.

Após este anúncio, a França declarou que reabrirá sua embaixada em Trípoli na segunda-feira.

A delegação tinha sido trasladada a Túnis em 2014.

O presidente francês, Emmanuel Macron, informou o chefe do conselho presidencial líbio, Mohamed el Manfi, em uma recepção no Palácio do Eliseu, sede do Executivo em Paris.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)