(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SÓFIA

Bulgária expulsa dois diplomatas russos após descobrir suposta rede de espionagem


22/03/2021 17:00 - atualizado 22/03/2021 17:01

A Bulgária anunciou nesta segunda-feira (22) a expulsão de dois diplomatas russos após a descoberta de uma rede que supostamente espionava para Moscou, em um momento de relações tensas entre os dois países.

"O ministério búlgaro das Relações Exteriores declarou 'persona non grata' dois diplomatas da embaixada da Rússia em Sófia e deu prazo de 72 horas para que abandonem o país, por causa de atividades incompatíveis com o status diplomático", afirma um comunicado.

Na sexta-feira, a Bulgária anunciou a detenção de seis pessoas suspeitas de espionar para a Rússia por meio de uma rede que seria dirigida por um ex-membro dos serviços de inteligência, explicou uma porta-voz da procuradoria búlgara.

Sua esposa, de nacionalidade russo-búlgara, "desempenhava depois o papel de intermediária" com a Rússia, segundo a mesma fonte.

No âmbito das "investigações preliminares, estabeleceu-se que os cidadãos da Federação da Rússia efetuaram uma atividade de Inteligência não regulamentada", informou o gabinete dos procuradores, que notificou o ministério.

A embaixada da Rússia condenou a expulsão de imediato.

"Esta nova ação sem fundamento das autoridadaes búlgaras não contribuirá para o desenvolvimento de um diálogo construtivo entre Rússia e Bulgária", informou em sua página no Facebook.

"A Rússia se reserva o direito a (adotar) medidas de represália", advertiu.

A Rússia já tinha lamentado na semana passada as "tentativas" de atentar contra o diálogo russo-búlgaro e "demonizar" a Rússia.

A Bulgária tem por tradição estreitos vínculos econômicos com a Rússia, mas desde outubro de 2019, vários casos de espionagem provocaram tensões.

Cinco diplomatas russos e um assistente técnico da embaixada foram expulsos no período.

O secretário-geral da Otan, o norueguês Jens Stoltenberg, falou por telefone com o premier, Boïko Borissov.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)