Publicidade

Estado de Minas OAXACA

Candidata a prefeita é assassinada no sul do México


20/03/2021 17:28

Uma candidata a prefeita do conservador Partido da Ação Nacional (PAN) foi assassinada neste sábado (20) no estado de Oaxaca, no sul do México, informaram autoridades locais e o presidente nacional do partido.

Ivonne Gallegos foi baleada por um grupo de desconhecidos enquanto um homem que a acompanhava ficou ferido, detalhou a polícia de Ocotlán de Morelos, uma cidade localizada 30 km ao sul da capital de Oaxaca.

Um agente de plantão disse que o atentado ocorreu quando a vítima e seu companheiro viajavam em uma caminhonete na altura do povoado de Santo Tomás Jalietza.

"Condenamos veementemente o assassinato de Ivonne Gallegos Carreño, nossa candidata à prefeitura municipal de Ocotlán de Morelos, Oaxaca", escreveu Marko Cortés, dirigente nacional do PAN, em sua página no Twitter.

"Exigimos uma investigação profunda, justiça e punição aos responsáveis", acrescentou.

O governador de Oaxaca, Alejandro Murat, também condenou o crime por meio do Twitter, e a procuradoria do estado confirmou que iniciou uma investigação.

Enquanto isso, o presidente Andrés Manuel López Obrador está em seu segundo dia de viagem a trabalho pelo estado do sul.

O México realizará eleições em junho, nas quais as 500 cadeiras da Câmara dos Deputados serão renovadas e governadores de vários estados e milhares de cargos locais serão eleitos.

Juntamente com a violência ligada ao crime organizado, centenas de políticos sofreram ataques ou foram mortos em atentados que se multiplicam durante os períodos eleitorais.

Segundo a consultoria Etellekt, entre setembro do ano passado e 5 de março deste ano, 55 políticos foram assassinados no México, dos quais 14 eram pré-candidatos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade