(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LIMA

Ex-presidente Alberto Fujimori é hospitalizado por problemas respiratórios

Ex-presidente do Peru passa por exames para determinar se causa de insuficiência respiratória se deve à COVID-19


20/03/2021 17:28 - atualizado 20/03/2021 18:11

(foto: LUKA GONZALES/AFP)
(foto: LUKA GONZALES/AFP)
O octogenário ex-presidente peruano Alberto Fujimori fez exames em uma clínica neste sábado(20) para determinar se a causa de seus problemas respiratórios se deve à COVID-19, informou sua filha Keiko Fujimori.

"Ele está passando por uma série de exames para entender o porquê da baixa saturação de oxigênio" que apresenta nestes dias ao respirar, disse Keiko à rádio RPP sobre a saúde de seu pai, internado após um check-up médico na sexta-feira.

Segundo Keiko, seu pai de 82 anos, testou negativo em um exame rápido de antígeno na noite de sexta-feira, mas os médicos preferem aguardar o resultado de um PCR para descartar um eventual contágio.

"Nos últimos dias ele tem dormido com oxigênio", disse a mais velha do clã, de 45 anos, e atual candidata à presidência do Peru.

Fujimori está internado desde sexta-feira, quando agentes penitenciários o levaram para um check-up na base policial a leste de Lima, onde cumpre pena de 25 anos por crimes contra a humanidade e corrupção.

De origem japonesa, Fujimori sofre frequentemente de problemas respiratórios, neurológicos (paralisia facial) e hipertensão. Ele está na prisão desde 2007.

Um tribunal peruano rejeitou em maio de 2020 um recurso solicitando a libertação de Fujimori devido ao risco de ser infectado pelo coronavírus, sua idade e condições de saúde.

A resolução destacou que Fujimori é o único preso na base policial, portanto não há probabilidade de superlotação e contágio, como ocorre em outras penitenciárias do país sul-americano.

O Peru acumula 49.897 mortes de COVID-19, com 1,4 milhão de casos confirmados.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte. 

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)