(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BEIRUTE

Manifestantes no Líbano tentam invadir o ministério da Economia


17/03/2021 10:59

Um grupo de manifestantes tentou nesta quarta-feira (17) invadir o ministério da Economia para denunciar a hiper-inflação e a queda do poder aquisitivo, em um país em pleno colapso econômico.

Cerca de vinte pessoas se reuniram em frente ao ministério, no centro de Beirute, para denunciar um novo aumento dos preços, informou uma correspondente da AFP.

Alguns "tentaram invadir o prédio, o que provocou tensões com as forças de segurança", disse a agência nacional de notícias ANI.

Nesta quarta-feira, o preço do combustível disparou de novo, após várias semanas consecutivas em alta, devido ao aumento dos preços do petróleo e à desvalorização da moeda.

A moeda nacional chegou na terça-feira no mercado clandestino as 15.000 libras por dólar. A taxa oficial de câmbio é de 1.507 libras por dólar.

O Líbano enfrenta uma explosão de desemprego e um empobrecimento em grande escala. Mais da metade da população vive abaixo do limite da pobreza, segundo a ONU.

Apesar da situação crítica, os responsáveis políticos, acusados de incompetência e corrupção, parecem imperturbáveis depois de terem sobrevivido a um movimento de protesto no final de 2019.

Há mais de sete meses o Líbano aguarda a formação de um novo governo, processo paralisado pelas negociações entre os principais partidos no poder.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)