(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BRUXELAS

UE alerta sobre 'acontecimentos preocupantes' na Bolívia


14/03/2021 14:11

A Comissão Europeia alertou neste domingo (14) que acompanha os "acontecimentos preocupantes" na Bolívia, devido à prisão da ex-presidente da Bolívia Jeanine Áñez e de dois de seus ministros, acusados de promover a queda do governo de Evo Morales em 2019.

Em uma nota, o escritório do chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell, lembrou que "nos últimos dias foram ditadas ordens de prisão na Bolívia contra a ex-presidente Áñez, ministros de seu governo interino e outras ex-autoridades".

"Esses são acontecimentos preocupantes que acompanhamos de perto. As denúncias vinculadas aos fatos de 2019 devem ser atendidas em meio a um processo judicial transparente e sem pressões políticas, com pleno respeito à independência dos poderes", diz a nota.

De acordo com o escritório de Borrell, os desafios políticos enfrentados pela Bolívia "exigem unidade e objetivos comuns. A UE espera que as diferenças políticas sejam resolvidas mediante o diálogo e a reconciliação, com o objetivo de preservar a estabilidade política e o respeito aos direitos humanos".

"A UE continuará apoiando a Bolívia neste esforço", destacou.

Áñez, de 53 anos, foi presa no sábado na cidade de Trinidad, no departamento de Beni, depois da prisão de seus ex-ministros Álvaro Coímbra (Justiça) e Rodrigo Guzmán (Energia), todos acusados de sedição, terrorismo e conspiração.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)