(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LONDRES

Reino Unido denuncia que China viola a declaração da soberania de Hong Kong


13/03/2021 10:44

O Reino Unido denunciou neste sábado (13) que a decisão da China de impor mudanças no sistema eleitoral de Hong Kong é uma "nova violação" da declaração conjunta sobre a soberania que assinaram sobre este ex-território britânico.

Em um comunicado, o ministro das Relações Exteriores Dominic Raab pediu ao governo chinês para respeitar "suas obrigações legais e os direitos e liberdades fundamentais" em Hong Kong.

O acordo entre Londres e Pequim foi assinado em 1984, antes que o Reino Unido devolvesse Hong Kong à República Popular da China em 1997, e tinha como objetivo amenizar os temores gerados pelo futuro do território sob soberania de um governo comunista não democrático.

O acordo garante a Hong Kong um status financeiro especial e liberdade econômica, além de uma autonomia e liberdades civis não existentes no restante da China.

Segundo o ministro britânico Dominic Raab, a decisão de Pequim que "impõe mudanças radicais que restringem a participação no sistema eleitoral de Hong Kong" representa "uma clara violação" do acordo entre Londres e Pequim sobre Hong Kong.

Hong Kong foi palco de manifestações gigantescas pró-democracia - algumas delas violentas - em 2019 contra a interferência de Pequim.

Desde então, o governo chinês reprimiu duramente a oposição, prendendo dezenas de ativistas e impondo uma lei draconiana de segurança nacional.

Na quinta-feira, o Parlamento chinês abriu o caminho para impor uma reforma eleitoral no enclave e aprovou um projeto de lei que autorizaria um "comitê eleitoral", subordinado a Pequim a selecionar os candidatos para as eleições legislativas no território autônomo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)