(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CIDADE DA GUATEMALA

Incêndio florestal avança em vulcão situado em área turística da Guatemala


09/03/2021 18:33

Um incêndio florestal avança sem controle nos sopés do vulcão Atitlán, no oeste da Guatemala, ameaçando a biodiversidade do local, situado à margem do lago de mesmo nome, informou nesta terça-feira (9) a proteção civil.

"Continuam as ações de combate ao incêndio florestal no sopé do vulcão Atitlán, entre os municípios de Santiago Atitlán e San Lucas Tolimán", no departamento de Sololá, disse a jornalistas David de León, porta-voz da Coordenadoria para a Redução de Desastres (Conred), encarregada da proteção civil.

O porta-voz explicou que 203 pessoas combatem as chamas nos flancos nordeste (119 pessoas) e sudeste (84 pessoas).

Delegados da Conred estão analisando se o evento pode ser combatido por via aérea, mas isto dependerá das condições de vento e nebulosidade, acrescentou De León.

"Começou no domingo com um pequeno incêndio, mas o vento favoreceu sua propagação" e agora se espalha pelos sopés da montanha, ameaçando a biodiversidade local como o quetzal, ave nacional do país centro-americano.

Enquanto isso, o porta-voz do Exército Rubén Tellez disse que um helicóptero Bell-212 está pronto para ajudar a sufocar o incêndio no maciço, de 3.535 metros de altitude.

Na margem do lago, além do Atitlán também estão os vulcões Tolimán e San Pedro, que estão sem atividade eruptiva há séculos.

Na Guatemala, a temporada de incêndios regularmente se estende de dezembro a junho e anualmente devasta milhares de hectares de floresta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)