Jornal Estado de Minas

CIDADE DA GUATEMALA

Incêndio florestal avança em vulcão situado em área turística da Guatemala

Um incêndio florestal avança sem controle nos sopés do vulcão Atitlán, no oeste da Guatemala, ameaçando a biodiversidade do local, situado à margem do lago de mesmo nome, informou nesta terça-feira (9) a proteção civil.



"Continuam as ações de combate ao incêndio florestal no sopé do vulcão Atitlán, entre os municípios de Santiago Atitlán e San Lucas Tolimán", no departamento de Sololá, disse a jornalistas David de León, porta-voz da Coordenadoria para a Redução de Desastres (Conred), encarregada da proteção civil.

O porta-voz explicou que 203 pessoas combatem as chamas nos flancos nordeste (119 pessoas) e sudeste (84 pessoas).

Delegados da Conred estão analisando se o evento pode ser combatido por via aérea, mas isto dependerá das condições de vento e nebulosidade, acrescentou De León.

"Começou no domingo com um pequeno incêndio, mas o vento favoreceu sua propagação" e agora se espalha pelos sopés da montanha, ameaçando a biodiversidade local como o quetzal, ave nacional do país centro-americano.

Enquanto isso, o porta-voz do Exército Rubén Tellez disse que um helicóptero Bell-212 está pronto para ajudar a sufocar o incêndio no maciço, de 3.535 metros de altitude.

Na margem do lago, além do Atitlán também estão os vulcões Tolimán e San Pedro, que estão sem atividade eruptiva há séculos.

Na Guatemala, a temporada de incêndios regularmente se estende de dezembro a junho e anualmente devasta milhares de hectares de floresta.

audima