(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BEIRUTE

Líbano tem jornada de manifestações após nova desvalorização monetária


08/03/2021 07:29

Os manifestantes bloquearam várias estradas no Líbano, nesta segunda-feira (8), incluindo as principais artérias que levam à capital, após uma nova desvalorização da moeda nacional em meio a uma persistente crise política.

De acordo com jornalistas da AFP, os manifestantes bloquearam a maior parte do acesso a Beirute desde cedo, agitando cartazes com as inscrições "Dia da Ira".

Esses grupos atearam fogo a contêineres de lixo e pneus, provocando longas colunas de fumaça preta.

Segundo a Agência Nacional de Informação (ANI), os manifestantes também fecharam estradas ao sul de Beirute, em Trípoli e Akkar (norte), bem como no Vale de Bekah (sudeste).

Nos últimos dias, a libra libanesa voltou a cair, despencando mais de 80%. Com isso, quebrou todos os recordes desde o início da crise econômica do país, há um ano e meio.

O dólar atingiu 11.000 libras no mercado negro - frete ao câmbio oficial de 1.507 libras por dólar -, o que voltou a disparar os preços. A inflação já passou de 140% em 2020, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Acusada de corrupção e de ter levado o país à falência, a classe dominante libanesa é duramente criticada pela população.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)