Jornal Estado de Minas

WELLINGTON

Nova Zelândia emite alerta de tsunami após tremor de magnitude 7,8

Um alerta de tsunami foi emitido após um forte terremoto de magnitude 7,8 nas remotas ilhas Kermadec, na Nova Zelândia, no oceano Pacífico, informaram as autoridades, que determinaram a evacuação do litoral nordeste do país.



O tremor, registrado depois de outros dois sismos de magnitudes 7,4 e 6,9 na mesma região, ocorreu às 08h28 locais (16h28 de Brasília) a 1.033 km da costa neozelandesa, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

O centro de alerta para tsunamis do Pacífico, com sede no Havaí, informou que é possível a ocorrência de ondas em Nova Zelândia, Tonga, Niue, Samoa americana, Samoa, ilhas Cook, Fiji, Vanuatu, Tokelau, e Wallis e Fortuna.

"Habitantes das zonas costeiras (...) devem partir imediatamente para a área elevada mais próxima, fora de todas as zonas de evacuação e terra adentro", pediu a agência neozelandesa de gestão de emergências.

"Ondas de tsunami foram observadas", alertou o centro de alerta de tsunami, com sede no estado americano do Havaí.

A fonte acrescentou que pequenas ondas foram registradas perto da capital de Tonga, Nuku'alofa.

Do outro lado do Pacífico, o Peru também emitiu um alerta de tsunami após o sismo na Nova Zelândia.

"Após o sismo ocorrido nas ilhas Kermadec (Oceania), o DHN (Direção de Hidrografia e Navegação) do Peru informa que gera um alerta de tsunami no litoral peruano", anunciou o Centro de Operações de Emergência Nacional (COEN) no Twitter.

"Estima-se a chegada das ondas durante a madrugada de 5 de março" na costa peruana, de 3.000 km de extensão, do Equador ao Chile, acrescentou.

O COEN explicou que o alerta foi emitido "para que a população se prepare para evacuar para áreas seguras e elevadas, se assim determinarem as autoridades".



audima