(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VETLANDA

Comoção em pequena cidade sueca após ataque com arma branca


04/03/2021 16:01

Uma pequena cidade do sul da Suécia estava "chocada" nesta quinta-feira (4) após o ataque com arma branca supostamente realizado por um afegão de 22 anos que feriu 7 pessoas no dia anterior, 5 delas gravemente.

O suspeito, detido na quarta-feira depois que a polícia atirou em uma de suas pernas, foi interrogado no hospital, na condição de suspeito, segundo o promotor Rullman.

Até o momento, a investigação se limita a acusações de "tentativa de homicídio", sem um componente terrorista, afirmou a Justiça sueca.

A divisão anti-terrorista da Promotoria "não considerou necessário levar a investigação nesta fase", disse Rullman.

"É cedo demais para confirmar ou descartar motivos" para o processo, acrescentou o promotor. "A prioridade é investigar o ocorrido".

"O motivo é um aspecto importante da investigação, já que poderia afetar a possível acusação", disse a chefe da polícia regional Malena Grann em coletiva de imprensa, acrescentando que o agressor parece ter agido sozinho.

"Somos uma cidade em estado de choque. Pelo que nos chega de fora, percebemos que mesmo para além da cidade todo o país está abalado", disse Henrik Tvarnö, prefeito desta cidade de apenas 13.000 habitantes.

"Há muitas perguntas ainda sem resposta: o que aconteceu? O que está acontecendo? O que está por trás de tudo isso? É um pesadelo", acrescentou.

Jornalistas da AFP observaram que alguns policiais patrulhavam nesta quinta-feira o local onde ocorreu o ataque.

"É uma cidade pequena e nunca vivemos isso, acho muito chocante que nós nunca sabemos o que pode acontecer", comentou Ulrika Lovfors, funcionária municipal de 54 anos.

Restam muitas dúvidas, entre elas os motivos do suspeito. Segundo a imprensa local, ele é um afegão, de 22 anos, que chegou à Suécia em 2018.

- Medo e pavor -

A polícia realizou uma busca na casa do jovem na quarta-feira.

O suspeito era um morador da área e no passado foi acusado de "crimes menores", como o consumo de cannabis, segundo informações da imprensa local.

"Não devemos permitir que o medo e o pavor façam parte da nossa vida cotidiana", afirmou o primeiro-ministro Stefan Löfven em coletiva de imprensa. "Qualquer ataque contra pessoas inocentes enfrentará todas as forças da Suécia", destacou.

O ataque ocorreu por volta das 15h00 locais (11h00 no horário de Brasília), informou a polícia, em cinco lugares diferentes do centro da cidade.

Três pessoas sofreram lesões que colocaram suas vidas em risco e estão agora em condição estável. Outras duas foram gravemente feridas.

Vários milhares de jovens afegãos viajaram para a Suécia em busca de abrigo nos últimos anos e muitos chegaram através do Irã.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)