Jornal Estado de Minas

WASHINGTON

Mais de 200 migrantes menores de idade alojados em uma instalação na fronteira sul dos EUA

Diante do aumento de migrantes menores desacompanhados na fronteira sul dos Estados Unidos, o governo do presidente Joe Biden reabriu um centro de recepção temporário que nesta terça-feira (2) abrigava mais de 200 adolescentes, informou o Departamento de Saúde e Serviços Humanos.



A instalação, localizada em Carrizo Springs, Texas, destinava-se inicialmente a abrigar trabalhadores de petróleo e foi usada para abrigar jovens migrantes em julho de 2019, durante o mandato do ex-presidente Donald Trump.

Diante do "número crescente" de crianças desacompanhadas, bem como das restrições de estruturas devido à pandemia do coronavírus, o governo Biden reabriu as instalações em 22 de fevereiro.

Nesta terça-feira, 214 adolescentes de 13 a 17 anos viviam lá, informou o Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) em um comunicado.

A abertura dessas instalações, com capacidade para abrigar 700 pessoas, é uma preocupação de ativistas e organizações pelos direitos dos imigrantes.

"O Centro de Detenção de Carrizo Springs não pode se tornar o 'status quo' para crianças", disse a Anistia Internacional.

Em uma entrevista no fim de semana, Biden disse que esperava poder fechar as instalações rapidamente.

O número de migrantes menores de idade que chegam desacompanhados à fronteira dos Estados Unidos com o México caiu para um mínimo de 741 em abril de 2020 e, desde então, tem aumentado continuamente, chegando a 5.871 em janeiro.

As chegadas representam "um desafio na fronteira que estamos administrando", disse o secretário do Interior, Alejandro Mayorkas, na segunda-feira, negando que haja uma crise na fronteira.

O HHS planeja acelerar o processo de verificação dos "patrocinadores", geralmente membros da família com quem migrantes menores desacompanhados podem se encontrar.

Isso reduziria o tempo de sua estadia na instalação e evitaria a superlotação se o número de chegadas permanecer alto.



audima