(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVA YORK

Uma 3ª mulher acusa governador de NY de assédio sexual


02/03/2021 00:56 - atualizado 02/03/2021 01:01

Uma terceira mulher acusou o governador de Nova York, Andrew Cuomo, de assédio sexual nesta segunda-feira (1º), horas depois que o outrora poderoso democrata autorizou formalmente a investigação de duas queixas semelhantes feitas por duas ex-funcionárias.

A jovem Anna Ruch, 33, que ao contrário das denunciantes anteriores nunca trabalhou com o governador, disse ao The New York Times que Cuomo perguntou a ela, em um casamento em 2019, se poderia beijá-la, depois que ela retirou a mão do político da parte inferior de suas costas.

"Fiquei muito confusa, chocada e envergonhada", revelou Ruch ao jornal. "Virei a cabeça e fiquei sem palavras."

O novo depoimento complica ainda mais a situação do governador de 63 anos, alvo de críticas, inclusive de seu próprio partido, após se estabelecer temporariamente como uma estrela nacional por seu gerenciamento da pandemia em 2020.

A acusação pública de Rauch se une à de Charlotte Bennett, uma ex-assessora de Cuomo que disse que foi assediada sexualmente no ano passado, e à de Lindsey Boylan, uma ex-conselheira que descreveu ter tido um contato físico indesejado com governador.

- Investigação aberta -

Nesta segunda-feira, o governador de Nova York autorizou formalmente que ele próprio seja investigado pelas acusações de assédio sexual feitas pelas duas ex-funcionárias.

A procuradora-geral do estado, Letitia James, afirmou que o gabinete de Cuomo concedeu autorização por escrito para conduzir uma investigação independente das alegações.

"Essa é uma responsabilidade que não levamos de forma leviana, já que as alegações de assédio sexual devem sempre ser levadas a sério", ressaltou James em um comunicado.

A carta de James indica que os resultados da investigação serão "revelados em um comunicado público".

Cuomo afirmou no domingo que "lamenta sinceramente" que sua conduta tenha sido "mal interpretada como um flerte indesejado".

O governador de 63 anos se tornou alvo de críticas, inclusive de outros membros do Partido Democrata, depois que a ex-assessora Charlotte Bennett revelou ao The New York Times que Cuomo a havia assediado sexualmente no ano passado.

A denúncia veio quatro dias depois que outra ex-colaboradora, Lindsey Boylan, descreveu ter tido um contato físico indesejado com Cuomo.

O governador negou ter se envolvido em qualquer conduta ou proposta inadequada, mas admitiu no domingo que sua conduta fosse investigada.

Para conduzir a investigação, Cuomo inicialmente escolheu um ex-juiz federal, mas figuras importantes de seu partido disseram que isso não garantia transparência.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, não concordou com os comentários de Cuomo.

"Isso não é um pedido de desculpas. Parece que ele está dizendo: 'Eu estava brincando'. O assédio sexual não é engraçado. É sério", criticou De Blasio, rival de longa data de Cuomo.

Uma membro de um grupo de parlamentares do estado de Nova York que lutam contra o assédio sexual classificou os comentários de Cuomo de "insultuosos".

"Ele não assume nenhuma responsabilidade. Não há razão para pensar que ele não vai repetir esse comportamento", analisou Riya Pasarell.

De acordo com Bennett, de 25 anos, Cuomo disse a ela em junho passado que ele estava aberto a namorar mulheres mais novas e perguntou se a diferença de idade poderia influenciar um relacionamento romântico, informou o Times.

Embora Cuomo nunca tenha tentado tocá-la, "entendi que o governador queria dormir comigo e me senti terrivelmente desconfortável e com medo", continuou Bennett.

Na quarta-feira, Boylan, 36, disse em um blog que Cuomo a assediou quando ela trabalhou para seu governo de 2015 a 2018.

A mulher disse que Cuomo a beijou sem consentimento nos lábios, sugeriu que ela jogasse "strip poker" e "tocou minha parte inferior das costas, braços e pernas".

THE NEW YORK TIMES COMPANY


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)