(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MOSCOU

Covid-19, uma "arma biológica" para a maioria dos russos, segundo pesquisa


01/03/2021 13:56

Quase dois terços dos russos acreditam que a covid-19 é uma "arma biológica" criada por humanos, de acordo com uma pesquisa publicada nesta segunda-feira(1) pelo centro independente Levada.

Segundo observadores, os resultados atestam a tradicional desconfiança dos russos em relação às autoridades, acentuada pela falta de transparência no manejo da pandemia do coronavírus e pelas tensas relações com os países ocidentais.

O estudo foi realizado com 1.600 entrevistados, dos quais apenas 23% consideraram que o aparecimento do coronavírus foi devido a um fenômeno natural "sem intervenção humana".

Por outro lado, 64% consideram que é "artificial e que constitui uma nova arma biológica".

A maioria dos que acreditam que o vírus foi desenvolvido artificialmente tem entre 40 e 54 anos (71% dos entrevistados nessa faixa etária pensam assim).

A mesma pesquisa mostra que, em dois meses, o índice de russos dispostos a se vacinar passou de 38% para 30%.

Entre os que rejeitam o imunizante, 37% afirmam temer os efeitos colaterais, 23% esperam pelos resultados dos ensaios clínicos e 16% afirmaram que a vacinação "não fazia sentido".

A vacina russa Sputnik V, recebida a princípio com ceticismo, convenceu especialistas independentes e a revista médica The Lancet lhe conferiu uma eficácia de 91,6% contra as formas sintomáticas de covid-19.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)