(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALERTA

Coronavírus: Reino Unido identifica seis casos da variante brasileira

Governo britânico disparou alerta para tentar localizar pessoas que possam estar contaminadas com a cepa identificada em Manaus


28/02/2021 15:04 - atualizado 28/02/2021 15:48

Um passageiro vindo de São Paulo não apresentou registro de teste e é procurado pelas autoridades(foto: Tolga Akmen/AFP/Divulgação)
Um passageiro vindo de São Paulo não apresentou registro de teste e é procurado pelas autoridades (foto: Tolga Akmen/AFP/Divulgação)
A variante brasileira do coronavírus, denominada como P1, foi encontrada no Reino Unido. O governo britânico anunciou neste domingo (28/02) que identificou a mutanção em visitantes e que acompanha seis casos da variante brasileira. A cepa de COVID-19 surgiu em Manaus (AM), cidade que sofreu com o descontrole do vírus em janeiro.

Pelo menos dois dos casos, diagnosticados na região de South Glucestershine, são de pessoas que viajaram para o Brasil. Os dois casos econtrados na vizinhança de South Gloucestrshir foram de um voo de São Paulo para Londres, via Zurique.

Outro caso, na mesma região, segue em investigação. Para que a variante não se espalhe, o governo britânico iniciou testagem em massa na região.

O jornal Mirror informou que um alerta foi disparado para encontrar outras pessoas que possam estar infectadas. De acordo com o jornal, uma pessoa que chegou ao país não preencheu o cartão de registro do teste e as autoridades temem que ela possa estar transmitindo a cepa mutante altamente infecciosa, que se espalha mais rapidamente e pode ser mais resistente às vacinas existentes.
 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte. 

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)