(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PRAGA

Tchecos temem explosão da obesidade infantil pela pandemia


25/02/2021 12:13

Dana Gavrinevova, professora de Educação Física em um colégio de ensino médio de Praga, observa com angústia seus alunos, obrigados a terem aulas a distância, mergulhados cada vez mais na letargia e ganhando peso.

Os especialistas tchecos, assim como os de muitos outros países, têm feito alertas nesse sentido, diante da crescente evidência de que o confinamento está fazendo da obesidade infantil a norma, após o fechamento das escolas em outubro passado.

"É realmente horrível. Algumas crianças não saem de casa há semanas. Elas simplesmente se levantam e ligam os computadores", disse Gavrinevova à AFP.

Zlatko Marinov, especialista em obesidade infantil do Hospital Motol em Praga, vê uma verdadeira crise se aproximando. Segundo ele, a proporção de crianças classificadas com sobrepeso se manteve "estável" antes da pandemia, em torno de 25%, e delas, 60% consideradas obesas.

"Agora essas proporções vão aumentar, e 80% das crianças com sobrepeso serão obesas. Tememos que seja uma obesidade grave com complicações metabólicas", alertou Marinov.

- Fechar escolas é um 'erro' -

A República Tcheca registra o maior número de novas infecções a cada 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, e a taxa de mortalidade fica atrás apenas da vizinha Eslováquia, segundo balanço da AFP.

O governo, que reporta cerca de 1,2 milhão de casos de contágio e em torno de 20 mil mortes, fechou restaurantes, grande parte das lojas e de centros esportivos e escolas. A exceção são a pré-escola e os primeiro e segundo anos do ensino fundamental.

"A diminuição da atividade física de crianças e adultos, devido às restrições do governo, é clara", disse Jiri Suchy, professor de pedagogia esportiva na Universidade Charles, de Praga.

Segundo ele, o governo cometeu um "erro" ao fechar escolas e incentivar os moradores a ficarem em casa.

"A proibição das aulas esportivas, dos esportes coletivos e do treino tem, claramente, um impacto nefasto na forma física (...) de crianças e jovens", disse Suchy à AFP.

Em seu relatório mundial sobre o estado da infância de 2019, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) já havia alertado que a obesidade infantil continua aumentando e que a proporção de crianças com sobrepeso de 5 a 19 anos pulou de 10% para quase 20% entre 2000 e 2016.

Essas crianças apresentam um maior risco de sofrer de diabetes tipo 2 e de serem estigmatizadas, assim como de desenvolverem depressão e obesidade na idade adulta.

As doenças relacionadas com a obesidade, como problemas cardíacos e diabetes, encontram-se entre as causas mais comuns de morte, ou de incapacidade para trabalhar nos países desenvolvidos.

O governo tcheco planejava reabrir as escolas a partir de março, mas, com o aumento de casos de covid-19, mudou de ideia.

"As crianças devem voltar para a escola o mais rápido possível, com medidas de segurança, mas com atividades esportivas", insistiu Marinov.

As crianças, que se encontram em constante evolução, "nunca aprenderão uma atividade física razoável em casa".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)