(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GENEBRA

França denuncia 'repressão institucionalizada' da China contra uigures


24/02/2021 14:27

O ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, denunciou um "sistema institucionalizado de repressão" da China contra os muçulmanos uigures em Xinjiang (noroeste), em uma intervenção nesta quarta-feira (24) no Conselho de Direitos Humanos da ONU.

"Da região de Xinjiang, na China, recebemos testemunhos e documentos concordantes que mostram práticas injustificáveis contra os uigures e um sistema institucionalizado de vigilância e repressão em grande escala", disse Le Drian por videoconferência.

A embaixada chinesa na França respondeu rapidamente em um tuíte - sem citar diretamente Le Drian - lamentando uma "interferência nos assuntos internos por terceiros sob o pretexto dos direitos humanos".

"A China se opõe ao uso de dois pesos duas medidas para atacar e denegrir outros países", enfatizou a embaixada em sua conta no Twitter.

As autoridades chinesas, cada vez mais atacadas pelos ocidentais pela situação em Xinjiang, elogiaram na segunda-feira o desenvolvimento socioeconômico nesta província, citando-o como um "exemplo brilhante" em seu progresso em direitos humanos.

De acordo com estudos de institutos americanos e australianos, pelo menos um milhão de uigures foram internados em "campos" em Xinjiang e alguns foram submetidos a "trabalhos forçados" ou "esterilizações forçadas".

A China nega categoricamente as acusações e afirma que os "campos" são "centros de treinamento vocacional" que visam manter a população longe do extremismo religioso e do separatismo, após os muitos ataques mortais de uigures contra civis.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)