(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CIDADE DA GUATEMALA

América Central define plano para possíveis caravanas de migração para os EUA


22/02/2021 14:33

Os países da América Central apresentaram nesta segunda-feira (22) um plano para uma possível onda migratória de haitianos, cubanos, asiáticos e africanos que tentam chegar aos Estados Unidos de forma irregular, informou um funcionário guatemalteco.

A proposta, elaborada pela Guatemala, foi feita durante uma reunião virtual extraordinária da Comissão Centro-Americana de Diretores de Migração (OCAM), disse o diretor-geral do Instituto Guatemalteco de Migração, Guillermo Díaz.

Ele explicou que o plano de atuação compreende três pontos e seu objetivo é "a atenção de eventos de mobilização em massa de migrantes".

O primeiro ponto é proteger a segurança da região, o segundo é a atenção para uma possível migração em massa e o terceiro são as eventuais soluções a nível regional considerando deslocamentos em massa.

Por último, ele reconheceu que a migração é um direito humano que deve ser realizado de modo regular, ordenado e seguro.

A Guatemala e outros países centro-americanos se preparam para a chegada nas próximas semanas de migrantes que viajam do Peru e atravessam a área do Darien no Panamá para seguir rumo ao México.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)