(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ESTADOS UNIDOS

Estados Unidos formalizam seu retorno ao Acordo Climático de Paris

Secretário de Estado informou a oficialização da volta do país ao Acordo de Paris para o clima nesta sexta-feira (19/02)


19/02/2021 10:59 - atualizado 19/02/2021 11:20

(foto: SAUL LOEB / AFP)
(foto: SAUL LOEB / AFP)
O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, informou a oficialização do retorno dos Estados Unidos ao Acordo de Paris para o clima nesta sexta-feira (19/02). A medida já havia sido comunicada em decreto assinado no dia da posse do presidente Joe Biden, em 20 de janeiro, mas só foi formalizada agora.

Em comunicado, Blinken reitera o compromisso da Casa Branca com a agenda climática, que incluirá uma cúpula sobre o tema no dia 22 de abril.

Também exalta o pacto entre nações. "Seu propósito é simples e expansivo: ajudar a todos nós a evitar o aquecimento planetário catastrófico e construir resiliência ao redor do mundo aos impactos das mudanças climáticas que já vemos", afirmou.

Assinado em 2015, o acordo prevê que a comunidade internacional trabalhe para limitar o aumento da temperatura global a menos de 2ºC - preferencialmente 1,5ºC -, na comparação com os níveis pré-industriais.

Em 2017, o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, revogou a participação do país no tratado, sob argumento de que ele seria prejudicial aos interesses da indústria americana, mas a decisão foi revertida por Biden.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)