Jornal Estado de Minas

NOVA DÉLHI

Cortes de água em Nova Delhi em razão de enchente no Himalaia

Dezenas de milhares de casas em Nova Delhi ficaram sem água nesta segunda-feira, após uma forte enchente que ocorreu há oito dias em um vale no norte da Índia.



As autoridades indicaram que os cortes se deveram à grande quantidade de lama e detritos acumulados, oriundos do vale Rishiganga, no estado de Uttarakhand (norte), cujas águas abastecem grande parte de Nova Delhi, a 530 km de distância.

O serviço de abastecimento de água da cidade pediu aos moradores que fizessem um uso "criterioso" da água, já que duas das principais estações de tratamento da cidade não estavam operando a plena capacidade devido à grande quantidade de água suja estagnada.

A catástrofe, ocorrida no dia 7 de fevereiro, causou mais de 50 mortos e 150 desaparecidos, segundo balanço provisório das autoridades.

A enchente devastou o vale e danificou um complexo hidrelétrico, além de destruir estradas e pontes.

O fenômeno foi atribuído a princípio ao rompimento de uma geleira do Himalaia, mas outras hipóteses sugerem que poderia ser devido à formação de um lago como resultado do degelo de uma geleira, que teria acabado transbordando.

O rápido degelo das geleiras na região, causado pelas mudanças climáticas, é uma preocupação crescente.

audima