(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PEQUIM

Luta contra a covid azeda comemorações do Ano do Boi na China


11/02/2021 09:26

Viajar para celebrar em família o Ano do Boi, apesar das restrições anticovid, ou ficar sozinho em Pequim, como pedem as autoridades? O dilema agita os chineses que trabalham na capital.

O Ano Novo Lunar, que este ano cai em 12 de fevereiro, é o feriado mais importante da China. Normalmente, milhões de trabalhadores aproveitam a oportunidade para retornar às suas províncias de origem.

Com o coronavírus quase erradicado no país, apesar de alguns surtos localizados em dezembro-janeiro, principalmente em Pequim, muitos esperavam comemorar o ano novo normalmente.

Mas, por precaução, a prefeitura da capital convocou os moradores a evitar qualquer viagem "desnecessária" para fora da cidade no feriado.

Para desencorajar os chineses, as autoridades usam incentivos financeiros para quem fica e exigências de exames e formalidades para quem viaja.

"Para viajar, preciso fazer um teste de PCR e obter um certificado. Não é prático", explica à AFP Hou Sibai, um entregador de comida natural de Gansu (noroeste), que trabalha em Pequim.

Ele finalmente vai passar ao feriado na capital com sua esposa e filha.

Para incentivar pessoas como Hou Sibai a não viajar, Pequim prometeu 40 milhões de yuans (5,1 milhões de dólares) em cupons de descontos - para serem usados em aplicativos de comércio eletrônico.

Filmes online e planos de dados móveis para smartphones também estão sendo oferecidos.

- Bancos vazios -

E a estratégia tem dado certo: as viagens ferroviárias e aéreas caíram 80% em relação ao ano passado, segundo a prefeitura.

Na estação ferroviária de Pequim, geralmente lotada durante os feriados, muitos bancos estão vazios e não há fila nas máquinas.

A queda para zero nos últimos dias no número de novos pacientes com covid-19 na China, no entanto, levou alguns a pegar o trem.

Como Li Xinjun, uma faxineira de 50 anos que vai a Hebei (norte) para ver seu filho e sua família.

"Meus clientes trabalham no hospital. Então, no ano passado, por causa da epidemia, eles não puderam tirar férias. Então, eu também não voltei para casa", contou à AFP. "Faz muito tempo que não vejo meu filho".

Outra viajante, Liu Wenjing, disse à AFP que viajará a Henan (centro) sob pressão de sua família.

A jovem de 24 anos acredita que seus pais querem apresentá-la a namorados em potencial durante as férias - um ritual profundamente enraizado na China.

"Não tenho pressa (para me casar), mas eles têm!", enfatiza.

Para sair de Pequim, Liu Wenjing teve que apresentar um teste PCR negativo. No retorno à capital, terá que realizar outro, correndo o risco de uma quarentena obrigatória em casa.

- "Boa refeição" -

As restrições variam em todo o país. Algumas áreas rurais, por exemplo, impõem quarentenas a todos os visitantes.

Algumas das restrições mais fortes estão em Pequim. Os viajantes que entram na capital devem apresentar teste PCR negativo antes do embarque.

Devem então fazer mais dois - 7 e 14 dias após a chegada -, enquanto passam por duas semanas de "vigilância médica" - basicamente relatando sua temperatura às autoridades.

Essas restrições, juntamente com a apreensão de talvez ter que realizar uma quarentena obrigatória em seu retorno, que levou Hou Sibai, o entregador de refeições, a cancelar sua viagem para sua cidade natal.

"Meus parentes, meus amigos, meus pais e meus irmãos e irmãs estão todos lá", suspira.

Ele, sua esposa e filha moram em um quarto em um apartamento compartilhado no norte de Pequim, onde irão celebrar modestamente a entrada no Ano do Boi.

"O ambiente não é tão animado como na minha aldeia", lamenta.

"Mas com certeza vamos cozinhar uma boa refeição para nós três!"


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)