(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LIMA

Presidente Sagasti será o primeiro vacinado contra covid-19 no Peru


06/02/2021 18:08

O presidente interino do Peru, Francisco Sagasti, será a primeira pessoa a ser vacinada contra a covid-19 em seu país, anunciou seu governo neste sábado (6).

"O presidente da República tem que ser a primeira pessoa a ser vacinada, como uma demonstração, em primeiro lugar, de que é uma vacina que vai ajudar a todos nós", disse a ministra da Saúde, Pilar Mazzetti, durante entrevista.

As autoridades sanitárias confirmaram que neste domingo o primeiro lote de 300 mil doses da vacina do laboratório chinês Sinopharm deve chegar ao país por via aérea, o que permitirá a imunização de 150 mil profissionais de saúde "mais exposto" aos altos níveis de contágio da covid-19.

O ministro garantiu que o presidente Sagasti "queria ser vacinado no final, mas isso não é lógico, ele é um símbolo, tem que ser vacinado primeiro que nós, depois todo o pessoal de saúde".

Mazzetti informou ainda que a imunização começará em Lima e El Callao (cidade portuária vizinha à capital) na terça-feira, dia 9, à tarde, enquanto as vacinas transportadas para o interior do país pelas Forças Armadas estarão disponíveis a partir de quarta-feira, dia 10, sempre seguindo os protocolos de segurança.

O governo peruano, criticado pelo atraso na compra das vacinas enquanto países vizinhos como Chile ou Bolívia já iniciaram a imunização, anunciou esta semana que receberá 20 milhões de doses da vacina do grupo norte-americano Pfizer, cujo primeiro lote de 250 mil unidades chegará em março.

Lima também negocia acordos com os laboratórios Moderna, Johnson & Johnson e Sinovac, conforme adiantou o governo há algumas semanas. Além disso, o Peru comprou 14 milhões de vacinas da AstraZeneca, que devem chegar depois de setembro.

O país andino espera obter um total de 52 milhões de doses para vacinar 26 milhões de pessoas, já que cada uma deve receber duas injeções.

A população peruana é de 33 milhões. Na sexta-feira, o Peru relatou 1,1 milhão de casos confirmados e 41.933 mortes por covid-19, com 13.493 pessoas hospitalizadas em um sistema de saúde à beira do colapso.

O país está agora em uma quarentena direcionada que inclui Lima e nove outras regiões, devido a um forte aumento nas infecções, mortes e hospitalizações.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)