"Todos os (imunizantes) que obtêm uma autorização da EMA (Agência Europeia de Medicamentos) serão totalmente bem-vindos, tenho falado precisamente deste ponto com o presidente russo", Vladimir Putin, disse a chanceler alemã à televisão pública ARD, elogiando os "bons dados" científicos publicados sobre a vacina russa Sputnik V.
O imunizante, alvo de controvérsia até agora, tem eficácia de 91,6% para a covid-19, segundo uma análise dos ensaios clínicos, publicados nesta terça pela revista médica The Lancet e validado por especialistas independentes.
Isto "quer dizer que uma vacina suplementar pode se unir ao combate para reduzir a incidência da covid-19", segundo os pesquisadores.
A chanceler alemã também entreabriu a porta à vacina desenvolvida por Pequim, ao ressaltar que um país como a "Sérvia vacina mais rápido" do que o resto da Europa "com a vacina chinesa".
Merkel deu estas declarações enquanto seu governo é criticado pela demora na campanha de imunização nacional, em comparação com outros países, como o Reino Unido ou os Estados Unidos.
Publicidade
BERLIM
Merkel diz que todas as vacinas são 'bem-vindas', após dados da russa Sputnik V
Publicidade
