Jornal Estado de Minas

BEIRUTE

Atentado no norte da Síria deixa seis mortos



Ao menos seis pessoas, entre elas três crianças, morreram neste sábado (30) na Síria em um atentado em Afrin, cidade do norte controlada pelas forças turcas e seus aliados sírios, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).



Os explosivos escondidos em um veículo causaram a morte destas três crianças e outros três adultos, explicou à AFP o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

O balanço de mortes pode subir, pois também há 29 feridos, alguns deles em estado crítico, informou o chefe do Observatório.

As explosões com carro-bomba ou os homicídios seletivos na Síria sacodem regularmente as regiões controladas pelo exército turco e os rebeldes sírios aliados.

Situada na província de Aleppo, a região curda de Afrin foi conquistada em março de 2018 pelas forças turcas e os rebeldes sírios aliados, que expulsaram a principal milícia curda das YPG, as Unidades de Proteção do Povo.

Estes territórios são agora objeto de disputas internas entre diferentes facções rebeldes sírias.

No entanto, Ancara costuma atribuir a responsabilidade dos atentados que afetam estas regiões aos combatentes curdos.

Iniciada em 2011, a guerra na Síria complicou-se nos últimos anos com a participação de potências estrangeiras e o aparecimento de grupos jihadistas.

O conflito deixou mais de 387 mil mortos e lançou ao exílio a milhões de pessoas.

audima