(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CABUL

Autoridade talibã em Moscou para falar sobre o processo de paz no Afeganistão


28/01/2021 15:18

Um negociador de alto escalão do talibã falou em Moscou nesta quinta-feira (28) com altos funcionários russos sobre o processo de paz com o governo afegão atualmente em curso em Doha, anunciaram os insurgentes.

A visita ocorre menos de uma semana depois que o novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, manifestou sua intenção de revisar o acordo alcançado com o talibã em fevereiro de 2020, em Doha, por seu antecessor Donald Trump, para "avaliar" o cumprimento dos compromissos por parte de os insurgentes.

Sher Mohamad Abbas Stanekzai, número dois da delegação talibã que negocia com o governo afegão na capital do Catar desde setembro, se reuniu com Zamir Kabulov, enviado especial do presidente russo Vladimir Putin ao Afeganistão.

O acordo, não ratificado por Cabul - o governo afegão foi excluído das negociações - prevê a retirada total das forças americanas até meados de 2021, em troca de vagas garantias por parte do talibã, incluindo a manutenção de um diálogo interafegão e a promessa de não permitir que grupos terroristas atuem nas áreas que controlam.

Moscou solicitou a realização antecipada de negociações de paz "sérias e construtivas" para encerrar duas décadas de guerra, informou o Ministério das Relações Exteriores russo em um comunicado.

Representantes do talibã visitaram a Rússia em várias ocasiões antes do início das negociações com Washington, que levaram ao acordo de Doha.

As negociações no Catar estão avançando lentamente e não impediram um recrudescimento da violência nos últimos meses em Cabul e em várias províncias afegãs, forçando o governo Biden a reavaliar a situação.

Twitter


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)