(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

EUA só voltará ao acordo nuclear se Irã honrar seus compromissos, diz Blinken


27/01/2021 19:38

Os Estados Unidos retornarão ao acordo nuclear com o Irã quando Teerã cumprir seus compromissos com o pacto assinado em 2015, disse o novo secretário de Estado americano, Antony Blinken, nesta quarta-feira (27), alertando que o caminho para um acordo será longo.

Em seu primeiro dia como chefe da diplomacia americana, Blinken confirmou a disposição do presidente Joe Biden de retornar ao acordo que seu antecessor havia abandonado, mas rejeitou a pressão iraniana para que os Estados Unidos tomassem a liderança nesse aspecto.

"O Irã não está cumprindo com suas obrigações em várias frentes. E levará algum tempo, se decidir fazê-lo, para cumprir com suas obrigações novamente e para que avaliemos se está fazendo isso", afirmou Blinken em coletiva de imprensa. "Ainda não chegamos a esse ponto, para dizer o mínimo."

O ex-presidente Donald Trump saiu de um acordo nuclear internacional negociado em 2015 sob o presidente Barack Obama e voltou a impor sanções a Teerã. O Irã respondeu reduzindo o cumprimento do acordo, formalmente conhecido como Plano Global de Ação Conjunto (JCPOA), segundo o qual a república islâmica obteve alívio econômico em troca de restrições ao seu programa nuclear.

"O presidente Biden foi muito claro ao dizer que se o Irã cumprir integralmente suas obrigações sob o JCPOA novamente, os Estados Unidos fariam o mesmo", garantiu Blinken.

Mas o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, exigiu que os Estados Unidos desem o primeiro passo e desistissem das sanções definidas por Trump, que afetam principalmente as exportações de petróleo, principal pilar da economia iraniana.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)