(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VARSÓVIA

Manifestantes protestam na Polônia por entrada em vigor de proibição quase total do aborto


27/01/2021 22:00 - atualizado 27/01/2021 22:19

Milhares de pessoas saíram às ruas da Polônia depois que o governo conservador anunciou nesta quarta-feira que a sentença do Tribunal Constitucional que praticamente proíbe o aborto havia entrado em vigor, após ser publicada no site do "Diário Oficial".

"O Tribunal Constitucional apresentou uma justificativa por escrito da sentença sobre a proteção da vida. De acordo com os requisitos constitucionais, a sentença será publicada hoje no Diário Oficial", informou mais cedo a central de informações do governo no Twitter.

O Tribunal Constitucional se declarou em outubro contra a interrupção voluntária da gravidez em caso de malformação grave do feto, alegando que é "incompatível" com a Constituição, o que leva à proibição do aborto exceto em caso de estupro, incesto, ou quando a vida da mãe corre risco.

Desde o anúncio da sentença do Tribunal, reformado pelo partido no poder, o ultracatólico Direito e Justiça(PiS), em 22 de outubro, foram realizadas várias manifestações em massa na Polônia contra a medida. Como resultado dos protestos, que se organizaram em meio à pandemia do coronavírus, o governo suspendeu a publicação da sentença.

Após o anúncio do governo, milhares de pessoas se reuniram em Varsóvia com cartazes dizendo "Isso significa a guerra" e "Livre escolha, não ao terror!". A manifestação, que começou em frente à sede do Tribunal Constitucional da cidade, bloqueou o trânsito. Em seguida, os manifestantes se dirigiram à sede do partido ultracatólico Direito e Justiça, no poder.

Em outras cidades polonesas também havia protestos, apesar das restrições que proíbem aglomerações devido à pandemia. "Pedimos a todos que vão às ruas. Expressem sua revolta da forma que acharem melhor", declarou mais cedo Marta Lempart, da Greve de Mulheres, principal movimento incentivador dos protestos.

- 'O inferno das mulheres' -

"A Polônia como um todo está se mobilizando, não apenas em Varsóvia, estamos prontos! Quando falarmos sobre o inferno para as mulheres, já podemos falar sobre o inferno para o governo. Vamos botar fogo no inferno", acrescentou Klementyna Suchanow, uma membro do mesmo movimento.

O presidente do PiS, "Jaroslaw Kaczynski é o responsável por desencadear a guerra" dentro da Polônia, declarou Borys Budka, chefe da Plataforma Cívica (centro liberal), uma formação de oposição. "Nenhum governo que respeite a lei respeitaria essa pseudo-decisão", acrescentou. Segundo ele, a publicação da sentença é "uma provocação" e uma tentativa, por parte do governo, "de encobrir sua incompetência" no combate à pandemia do coronavírus e ao "fracasso do programa de vacinação", enquanto "brinca com a saúde e a vida das mulheres polonesas."

Wanda Nowicka, do partido Esquerda, tuitou: "Ainda não venceram esta guerra contra as mulheres e não irão vencê-la."

A Polônia, um país eminentemente católico, já tinha uma das leis de aborto mais restritivas da Europa. Atualmente, são feitos menos de 2.000 abortos legais a cada ano, de acordo com dados oficiais. Mas as organizações feministas estimam que cem vezes mais procedimentos são realizados anualmente, cerca de 200.000, ilegalmente ou no exterior.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)