(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Da ensolarada Flórida, Trump lança sua sombra sobre o Partido Republicano


26/01/2021 23:58

Donald Trump partiu para seu refúgio na Flórida, onde joga golfe e também planeja sua vingança.

Muitos americanos, incluindo talvez várias figuras republicanas, que desejavam que o ex-presidente desaparecesse de sua luxuosa residência em Mar-a-Lago, em Palm Beach, estão decepcionados.

Com a aproximação do julgamento do impeachment de Trump em Washington, o ex-presidente deixa claro aos senadores republicanos que não devem esquecer que sua força é maior.

O anúncio na segunda-feira da inauguração do "gabinete do ex-presidente" em sua nova cidade foi um lembrete gritante.

"O presidente Trump será para sempre um campeão do povo americano", disse o comunicado.

- Condenação improvável -

Os senadores definem o destino de Trump no primeiro impeachment contra um ex-presidente. Depois do julgamento do ano passado, é a primeira vez que um presidente é submetido a tal processo duas vezes nos Estados Unidos.

Mas Trump, que obteve 74 milhões de votos em sua derrota para Joe Biden nas eleições de 3 de novembro e supostamente conta com 70 milhões de dólares de fundos de campanha, quer que os senadores republicanos pensem em seu próprio futuro antes de se atreverem a frustrar o seu.

É necessário que pelo menos 17 senadores republicanos se unam aos 50 democratas na Câmara alta para que Trump seja condenado.

Na terça-feira, a moção de um senador republicano para declarar o julgamento inconstitucional ganhou o apoio de 45 dos 50 republicanos. Ou seja, não foi aprovada, mas foi um sinal claro de que o procedimento tem pouca chances de prosperar.

Muitos legisladores republicanos estão furiosos com Trump pela maneira como ele incentivou seus apoiadores a marcharem até o Congresso em 6 de janeiro para interromper a certificação da vitória eleitoral de Biden.

Mas eles também querem recuperar a maioria do Senado e da Câmara dos Representantes nas eleições de meio de mandato de 2022 e a Casa Branca nas eleições de 2024.

Pelo menos por enquanto, ser pró-Trump é o melhor caminho a seguir.

De acordo com uma pesquisa de janeiro do The Washington Post-ABC News, quase seis em cada dez republicanos e independentes com tendências republicanas acreditam que o partido deve permanecer sob a liderança de Trump.

- Pressões -

A principal forma de Trump pressionar os legisladores é ameaçar os desleais com o apoio a seus adversários nas primárias do partido antes das eleições de meio de mandato de 2022.

O endosso de Trump na segunda-feira à candidatura de sua ex-secretária de imprensa, Sarah Huckabee Sanders, para governadora do Arkansas, foi uma demonstração clara de sua força política.

Sanders compete com as figuras mais proeminentes do partido, mas vence a corrida por ser a mais leal de Trump, então ela pode esperar a recompensa. Para aqueles que não passaram no teste de lealdade, dias de nervosismo o aguardam.

Durante os quatro anos de sua presidência, Trump esmagou praticamente toda a oposição interna. E ele pretende se vingar da avalanche de críticas por suas ações em 6 de janeiro.

A lista inclui os 10 republicanos da Câmara baixa que se uniram aos democratas para submetê-lo a um julgamento político. Estes provavelmente devem enfrentar desafios nas primárias.

Se os senadores republicanos votarem a favor de sua condenação, serão alvo de uma dura resposta do ex-presidente e das bases republicanas que acreditam em sua mentira de que sua vitória eleitoral foi roubada.

Em resposta a rumores de que Trump considera fundar um partido separatista de direita, seu conselheiro Jason Miller disse à Axios que, por enquanto, o ex-presidente apeia o Partido Republicano.

"Depende totalmente dos senadores republicanos se isso se transformará em algo mais sério", disse ele.

- Ivanka em cena? -

Um dos republicanos que sente a tensão é o senador da Flórida Marco Rubio, que critica o impeachment como "uma perda de tempo" e chama isso de "vingança da esquerda radical". Mas isso é o suficiente?

Rubio não apoiou as tentativas de última hora de Trump de evitar a certificação parlamentar da vitória de Biden, uma decisão que fez dele um alvo em potencial.

Há muitas especulações de que a cadeira de Rubio poderia ser disputada nas primárias de 2022 por ninguém menos que Ivanka Trump, filha do ex-presidente e ex-conselheira da Casa Branca.

Questionado sobre essa possibilidade pela Fox News no domingo, Rubio respondeu: "Gosto de Ivanka."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)