(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DIAGNÓSTICO PRECOCE

Lesões na língua e manchas nos pés e mãos podem ser sintomas de COVID-19

Pesquisa foi conduzida pelo serviço de dermatologia do Hospital Universitário de La Paz em Madri


26/01/2021 13:28 - atualizado 26/01/2021 13:57

Pacientes sofreram ardor ou vermelhidão nos pés e nas mãos e, às vezes, com manchas e descamação(foto: Reprodução/Pixabay)
Pacientes sofreram ardor ou vermelhidão nos pés e nas mãos e, às vezes, com manchas e descamação (foto: Reprodução/Pixabay)
Lesões na língua e manchas nos pés e nas mãos podem ser sintomas da COVID-19 e sua detecção ajudaria a diagnosticar a doença precocemente, de acordo com um estudo realizado com pacientes com coronavírus em Madri, cujos resultados foram divulgados nesta terça-feira.

A investigação, realizada em abril com 666 pacientes com COVID-19 internados no hospital de campanha instalado no pavilhão dos congressos Ifema, constatou que 25% apresentavam alterações na língua e 40% nos pés e nas mãos, segundo comunicado do governo da capital espanhola.

O estudo, publicado no British Journal of Dermatology na forma de uma "research letter", detectou um aumento no tamanho da língua e lesões nas papilas na forma de manchas lisas em vários pacientes, "frequentemente associadas a perda do paladar".

Da mesma forma, outros pacientes sofreram ardor ou vermelhidão nos pés e nas mãos e às vezes observaram manchas e descamação, segundo o comunicado.

Juntamente com os sintomas característicos da COVID-19, como tosse e febre, "eles podem ser sinais-chave para um diagnóstico precoce desta doença", indicou o estudo.

A pesquisa foi conduzida pelo serviço de dermatologia do Hospital Universitário de La Paz em Madri e vários médicos de atenção primária que cuidaram de pacientes internados no Ifema, que receberam pacientes com covid-19 devido ao transbordamento de outros hospitais durante a primeira onda da pandemia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)