(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BERLIM

Angela Merkel convida Joe Biden a visitar a Alemanha


25/01/2021 19:25

A chanceler alemã, Angela Merkel, convidou Joe Biden a visitar a Alemanha "quando a pandemia permitir", durante a primeira conversa telefônica entre os dois líderes nesta segunda-feira (25), anunciou o porta-voz do governo.

A líder alemã, que deixará o cargo após as eleições legislativas de 26 de setembro, disse a Biden que a Alemanha está disposta a "assumir suas responsabilidades para cumprir com os deveres internacionais com os parceiros europeus e transatlânticos", disse Steffen Seibert em um comunicado.

Os dois líderes políticos também coincidiram em que a luta contra a pandemia de covid-19 requer "esforços internacionais reforçados", acrescentou.

Merkel aplaudiu, ainda, as decisões de Biden de reintegrar seu país no Acordo Climático de Paris e na Organização Mundial da Saúde (OMS), dos quais Washington tinha saído por ordem de seu antecessor, Donald Trump.

Trump nunca visitou a Alemanha em seus quatro anos no cargo. Apesar de Alemanha e Estados Unidos costumarem manter relações estreitas, o mandato de Trump foi marcado por uma frieza entre Berlim e Washington.

O ex-presidente criticou a Alemanha porque, segundo ele, contribuía muito pouco no orçamento da Otan e também por suas exportações.

Em julho, anunciou a retirada de 12.000 soldados americanos estacionados na Alemanha.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)