(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BRUXELAS

Turquia envia mensagem clara à UE sobre sanções


22/01/2021 13:55

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, alertou nesta sexta-feira (22) a União Europeia (UE) contra a decisão tomada em dezembro de sancionar Ancara, no fim de uma visita a Bruxelas para aliviar as tensões.

"Não se pode chegar a nenhum resultado com a linguagem das sanções", afirmou Cavusoglu em uma nota publicada em sua conta do Twitter, sobre seu encontro com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

O chanceler turco entregou aos presidentes das instituições europeias um convite do presidente Recep Tayyip Erdogan para visitar a Turquia e expôs as demandas de Ancara para a normalização das relações com a UE.

Cavusoglu também foi recebido durante o dia pelo secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, que apoiou Ancara a resolver suas disputas com a Grécia.

Seus interlocutores europeus receberam com satisfação a vontade do presidente turco de acabar com as tensões com os países da União Europeia.

"O diálogo é essencial, mas esperamos gestos credíveis", destacou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Os países europeus exigiram que a Turquia que "se abstenha de qualquer atividade que possa alimentar as tensões" e lembraram que tomarão sua decisão sobre as sanções em uma cúpula europeia em março a partir de uma avaliação do comportamento da Turquia, disse um funcionário europeu.

"Queremos ver se o compromisso da Turquia é duradouro ou só temporário", afirmou um diplomata europeu.

Os ministros das Relações Exteriores da UE abordarão na segunda-feira as relações entre o bloco e a Turquia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)