Jornal Estado de Minas

TRÍPOLI

Líderes líbios aprovam mecanismo executivo interino, diz ONU

Os enviados líbios para as negociações apoiadas pelas Nações Unidas para encerrar quase uma década de guerra votaram nesta terça-feira (19) a aprovação do mecanismo de escolha de um executivo interino para governar até as eleições em dezembro, informou a ONU, que o descreveu como "um importante passo adiante".



A Líbia está dilacerada pela guerra civil desde o levante, apoiado pela OTAN, que derrubou Muamar Gadafi em 2011, com uma série de milícias ocupando o vazio e corpos civis lutando para impor sua autoridade.

No entanto, as negociações realizadas na cidade suíça de Genebra reuniram 75 delegados - selecionados pela ONU para representar uma ampla gama de eleitores - no Fórum de Diálogo Político da Líbia (LPDF).

Um total de 73% apoiou a proposta.

A ONU está "finalizando o procedimento de nomeação" e um cronograma eleitoral, acrescentou.

O governo do Acordo Nacional (GNA) reconhecido pelas Nações Unidas controla Tripoli e a maior parte do oeste, enquanto uma administração rival dominada pelo homem forte militar, o marechal Khalifa Haftar, controla Bengasi e o leste do país.

Na complexa guerra líbia, os dois lados receberam um amplo apoio de potências estrangeiras.

Um frágil cessar-fogo entre ambas as partes, acordado em Genebra em outubro passado, foi mantido em grande medida, apesar das ameaças de Haftar de retomar os combates.

A ONU estima que ainda há cerca de 20.000 efetivos de forças estrangeiras e mercenários na Líbia ajudando as facções opostas.

audima