(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MÉXICO

Restaurantes na Cidade do México desafiam proibição a atividades devido à covid-19


11/01/2021 22:05

Mais de 500 restaurantes reabriram as portas nesta segunda-feira (11), desafiando a proibição a atividades estabelecida pelo governo da Cidade do México devido ao aumento no número de hospitalizações por covid-19.

"Estamos abrindo não como um ato de rebelião, mas para que eles vejam que chegamos ao limite e dizer (ao governo): 'por favor, cheguem a um acordo'", explicou à AFP Giulliano Lopresti, proprietário do restaurante Quebracho, no bairro central de Cuauhtémoc.

O restaurante de Lopresti reabriu com apenas 25% da capacidade. Alguns clientes saboreavam a comida quase alheios à polêmica.

"Estamos tão desesperados que estamos abrindo, porque a outra opção que eles nos deram é a morte", acrescentou Lopresti.

Na entrada, como já havia sido feito anteriormente, o restaurante mede a temperatura dos visitantes e oferece álcool em gel, enquanto os garçons são obrigados a usar máscaras.

Na mesma rua, outros restaurantes tomaram a mesma decisão.

Para muitos comerciantes, o serviço de entrega a domicílio não é suficiente para cobrir os custos e torcem para que os negócios se recuperem.

"Estamos trabalhando a 10% do que era antes", afirmou Velino de la Cruz, gerente do restaurante italiano Attenti. "Meus colegas estão felizes, esperando que isso possa voltar a funcionar".

No dia 18 de dezembro, as autoridades da capital mexicana decretaram o estado de alerta máximo de saúde para covid-19 e decidiram suspender as atividades não essenciais.

Dez dias antes prorrogaram as medidas devido ao aumento no número de internações pela doença.

"Entendemos a pressão, mas pedimos também que se entenda a pressão sobre todas as famílias que têm membros nos hospitais da região metropolitana do Vale do México, um pouco mais de 6.000 pessoas", disse o secretário Alfonso Suárez del Real à Radio Fórmula do governo da capital.

O funcionário disse que as autoridades farão as devidas revisões e aplicarão as sanções cabíveis.

O México registra 1.534.039 casos confirmados do vírus e 133.706 mortes até domingo, segundo dados oficiais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)