(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NAÇÕES UNIDAS

ONU alerta para repercussões de catalogar huthis como 'terroristas'


11/01/2021 16:51

A ONU avalia a decisão dos Estados Unidos de classificar como "terroristas" os rebeldes huthis do Iêmen como um risco "provável de ter sérias repercussões humanitárias e políticas", afirmou nesta segunda-feira (11) seu porta-voz, Stéphane Dujarric.

"Preocupa-nos que a designação tenha um impacto negativo (...) nas importações de alimentos e outros produtos essenciais, justamente no momento em que cada vez mais iemenitas morrem de fome", explicou Dujarric.

O porta-voz ressaltou os temores da ONU de que ocorra um "impacto prejudicial nos esforços que tentam retomar o processo político no Iêmen".

No domingo, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, anunciou, dez dias antes do fim de sua administração, que os huthis integrarão sua lista de grupos "terroristas".

E nesta segunda, um alto chefe huthi, Mohamed Ali al Huthi, respondeu: "A política e as ações de administração Trump são terrorismo (...), nosso povo não se importa com nenhuma classificação por parte da administração Trump, enquanto for cúmplice do assassinato de iemenitas".

Enquanto isso, o deslocado governo iemenita e a Arábia Saudita saudaram a decisão americana.

Os huthis são apoiados politicamente pelo Irã, arqui-inimigo dos Estados Unidos e rival regional da Arábia Saudita. Este reino, aliado de Washington, lidera uma coalizão militar que sustenta o governo iemenita contra os huthis.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)