Jornal Estado de Minas

ESTOCOLMO

Russos são condenados na Suécia por tentativa de homicídio de blogueiro checheno

Dois russos foram condenados nesta segunda-feira (11) na Suécia por tentar matar um blogueiro checheno, crítico do regime autoritário de Ramzan Kadyrov, apontado pela justiça sueca como o instigador do crime.



Um tribunal de Gävle (leste) condenou um homem de 30 anos pela tentativa de homicídio e uma mulher de 33 por cumplicidade com penas de dez e oito anos de prisão, respectivamente.

Em 26 de fevereiro de 2020, os dois invadiram a casa em Gävle do blogueiro checheno e ativista opositor Tumo Abdurakhmanov, que vivia há pouco no exílio no país escandinavo.

O homem o atingiu na cabeça com uma martelada enquanto dormia, mas Abdurakhmanov conseguiu controlar o agressor. Depois, publicou um vídeo no YouTube em que aparecia interrogando o atacante, no chão e coberto de sangue.

"A única motivação é a apresentada pelo promotor, a saber as críticas de Tumo Abdurakhmanov aos líderes chechenos e a 'vendeta de sangue' lançada pelo presidente do Parlamento checheno, Magomed Daudov, contra ele em 2019", escreveu o tribunal em sua sentença, à qual a AFP teve acesso.

Abdurakhmanov é muito crítico às autoridades chechenas e tem uns 320.000 assinantes em seu canal no YouTube. Após ser ameaçado de morte em 2015 por alguém próximo a Ramzan Kadyrov, acusado por muitas ONGs de abusos, o blogueiro se exilou fora da Rússia.

audima