(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MUNIQUE

Maestro britânico Simon Rattle deixa Londres por Munique


11/01/2021 13:47

O maestro britânico Simon Rattle deixará a direção musical da Orquestra Sinfônica de Londres para assumir a direção da Orquestra Sinfônica da Rádio Bávara (BRSO) a partir da temporada anunciou esta última.

O mais famoso dos maestros britânicos, que se opôs ao Brexit, assinou um contrato de cinco anos com a BRSO de Munique.

Rattle dirigia a prestigiosa Orquestra Sinfônica de Londres (LSO) desde 2017, tendo regido anteriormente a Orquestra Sinfônica de Birmingham e a Orquestra Filarmônica de Berlim.

O músico de 65 anos será o sucessor do letão Mariss Jansons, que comandava o conjunto bávaro desde 2003 e que morreu no final de 2019 aos 76 anos.

"É uma honra suceder Mariss Jansons, e estou ansioso para liderar esses músicos maravilhosos nos anos que virão", disse Rattle no comunicado de imprensa.

"Com sua paixão, versatilidade artística e carisma, ele será um sucessor digno de Mariss Janons", disse o diretor da BRSO, Ulrich Wilhelm.

O maestro, que tem um forte compromisso com a Europa, foi um dos signatários de uma carta anti-Brexit enviada em 2018 por representantes da indústria musical à ex-primeira-ministra Theresa May.

Em entrevista à AFP em 2020, ele descreveu o divórcio com a União Europeia como um "erro terrível" que poderia transformar seu país em uma "prisão cultural".

Habilitado como 'sir' em 1995 pela rainha, Rattle tornou-se famoso aos 25 anos quando impulsionou a Orquestra Sinfônica de Birmingham a um nível internacional.

Durante 16 anos foi diretor musical da prestigiosa Orquestra Filarmônica de Berlim, onde seus antecessores foram os lendários Claudio Abbado e Herbert von Karajan.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)