(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CELAYA

Ataque em enterro deixa nove mortos no centro do México


08/01/2021 07:30

Pelo menos nove pessoas morreram, e uma ficou ferida, em um ataque armado durante um funeral na cidade de Celaya, no estado de Guanajuato, no centro do México - informaram autoridades locais na quinta-feira (7).

Os violentos acontecimentos ocorreram em torno das 21h locais (00h em Brasília) em uma casa, onde acontecia um velório, relatou a Secretaria de Segurança Pública de Celaya em um comunicado.

Ao chegarem ao local, policiais "registraram a morte de nove pessoas e mais outra ferida, aparentemente por civis armados", afirma a nota.

Segundo as autoridades, mortos e feridos são todos homens.

O ataque motivou a mobilização de agentes de segurança locais, estaduais e federais, mas nenhuma prisão foi feita até o momento.

Este é o segundo massacre de 2021 em Guanajuato. Em 4 de janeiro, foram assassinadas cinco pessoas que se encontravam em um apartamento na cidade de León.

Guanajuato, onde funciona uma importante rede de dutos e sede de uma refinaria, tornou-se um dos estados mais violentos do México pela disputa entre os cartéis Santa Rosa e Jalisco Nueva Generación para controlar o transporte de combustível roubado.

Desde que o governo federal lançou uma polêmica operação militar antidrogas em dezembro de 2006, mais de 300.000 mortes violentas foram registradas no México, segundo dados oficiais que atribuem a maioria desses crimes a eventos relacionados ao crime organizado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)