Jornal Estado de Minas

SANTIAGO

Tradicional festival de teatro começa em "modo pandemia" no Chile

Depois de centenas de atividades culturais canceladas ao longo do ano devido ao coronavírus no Chile, o festival internacional de teatro "Santiago a Mil" começa neste domingo(3) após adaptar sua programação, com obras virtuais e presenciais com vagas restritas.



Na edição de número 28, o festival estabeleceu uma "estratégia gradativa" para lidar com a crise de saúde no país, que desde a primeira semana de dezembro tem enfrentado um aumento das infecções, o que levou as autoridades a decretar quarentena durante os fins de semana em Santiago e restringir a capacidade de atividades durante a semana.

"Mais do que um festival, Santiago a Mil já faz parte da vida das pessoas. É uma responsabilidade e um compromisso das pessoas e dos artistas fazê-lo", afirmou a diretora, Carmen Romero.

Nesta versão, os tradicionais multitudinários espetáculos de rua foram substituídos por obras digitais transmitidas pelas plataformas Teatroamil.tv e Zoom, além de programas de rádio e na televisão aberta.

Também serão oferecidas experiências com um único espectador ou em pequenos grupos. No total, serão mais de 150 espetáculos - teatro, dança, música, ópera, circo, peças de rádio, tours de áudio - de 19 países.

Shows de luzes serão projetados por toda a cidade até o final do festival, em 24 de janeiro.

"Se não podemos estar em um teatro, precisamos encontrar novas formas de nos relacionarmos com as artes", finalizou a diretora do evento.

audima